sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sistemas Conservativos

Em física, um sistema conservativo é aquele onde não atuam forças externas (como a gravidade) ou dissipativas (como a força de atrito), ou caso haja, essas forças são insignificantes perto das aplicadas no sistema. Em outras palavras, o trabalho da força externa resultante é nulo e diz-se que este sistema está isolado.
Ex.: Energia mecânica = Energia cinética + Energia potencial = constante
Ou seja, mesmo aumentando ou diminuindo a energia, os resultados sempre serão constantes.A quantidade de energia inicial do sistema é igual à quantidade de energia final. Isso se deve ao fato de que o trabalho das forças não conservativas que agem sobre o corpo é sempre nulo, ou seja, há apenas a conservação da energia.

Imagens:
Um sistema físico nestas condições,é dito 'Sistema Conservativo'


No início a bola esta em repouso, velocidade 0 m/s. A força da mola esta armazenada em forma de energia potencial elástica e a energia mecânica nesse instante é composta somente por esta enegia potencial, uma vez que a energia cinética é nula devido a velocidade inicial ser 0 m/s. No instante em que a bola deixa o contato com a mola a energia mecânica da bola é toda cinética, uma vez que a mola não exerce mais nenhuma força sobre a bola. Como não há forças de resistência o sistema é conservativo, a energia mecânica no início é conservada até a bola deixar a mola.

Conclusão:
Pelo que pesquisei,concluí que um 'Sistema Conservativo' ,é uma força não tão forte quanto a da gravidade ou a do atrito,É independente e 'constante'. Não importa o valor da energia,o resultado é  mesmo,além de que seu efeito é nulo,ou seja,sem significado ,resultando em somente a manutenção da energia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário